sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Senhas bem seguras


Como criar e administrar senhas difíceis de quebrar para proteger seus dados
Rio - Um vacilo pode ser mais perigoso do que muitos ataques de criminosos na Internet. No mês passado, documentos sigilosos do Twitter foram roubados por um hacker e acabaram publicados pelo blog TechCrunch, especializado em tecnologia. Tudo porque um funcionário da empresa presente a reuniões estratégicas guardava suas anotações no Google Docs, usando uma senha fraca.

Casos como esses servem para nos alertar que se uma informação deve ser mantida em sigilo, ela não deve ser armazenada em serviços que usam a chamada computações nas nuvens (cloud computing). Afinal, a nuvem é para compartilhar informação, não para mantê-la em sigilo. E também como é importante saber criar senhas fortes, gerenciá-las com segurança, e manter hábitos seguros na hora de acessar a Internet.

A senha nunca deve ser uma informação fácil de identificar, como nome ou data de nascimento. O ideal é que seja uma combinação de pelo menos oito dígitos, misturando letras, números, símbolos, maiúsculas e minúsculas. Quanto maior a variedade de caracteres, mais forte a senha.

Jamais use uma palavra registrada em dicionários. Isto porque nos chamados ataques de força bruta, os fraudadores usam programas feitos especialmente para combinar palavras existentes com o objetivo de tentar adivinhar a senha. Portanto, inconstitucionalissimamente pode ser difícil para uma pessoa, mas não para um desses programas.
Leia mais no odia

Nenhum comentário: