segunda-feira, 24 de agosto de 2009

GÊNIO INDIANO

Akrit Jaswal nasceu em 1993, numa família pobre da cidade de Himachal Pradesh. E, desde a infância, tem demonstrado capacidades incomuns: começou a falar quando tinha dez meses de idade; aos dois anos começou a escrever e a ler avidamente tudo o que lhe chegava às mãos; aos cinco anos começou a ler poesia e peças de Shakespeare e a desenvolver uma paixão precoce pelos compêndios de medicina, anatomia e cirurgia.

Estes talentos não passaram despercebidos aos pais. "Ele aprende muito rapidamente. Com apenas dois anos, já sabia o alfabeto, conjugava palavras e começava a escrever". Entrou para a escola aos 5 anos e um ano depois já dava aulas de inglês e de aritmética aos colegas. Os professores da sua aldeia descobriram que Akrit possuía uma formidável memória e uma voracidade fantástica para aprender cada vez mais, sobretudo, nas áreas de ciência e anatomia. Aos 6 anos, Akrit obteve uma autorização especial para assistir às cirurgias feitas no Hospital de Himachal.

Aos 7 anos tornou-se o cirurgião mais jovem do mundo, quando a família de uma menina da aldeia solicitou a sua ajuda para realizar uma cirurgia. A menina tinha sofrido um acidente e queimado os dedos, que ficaram colados. A operação foi filmada e surpreendeu os médicos de todo o mundo. Desde então Akrit tornou-se uma celebridade em toda a Índia. Ele é particularmente eficaz no diagnóstico de doenças dado que, graças à sua espantosa memória, identifica os sintomas numa rápida observação do paciente. Os intrigados cientistas começaram a realizar testes em Akrit para desvendar os segredos da sua inteligência e ele espantou o mundo, mais uma vez, ao obter o grau 146 de QI no seu primeiro teste.

Em 2004, foi convidado pelo governo hindú para estudar na Punjab University. Aos 11 anos foi o mais jovem aluno de uma universidade indiana, onde está a terminar o bachalerato em Zoologia, Botânica e Química; ao mesmo tempo que continua com os seus estudos auto-didáticos de medicina.

Akrit passou a ser uma celebridade mundial quando foi entrevistado no programa televisivo da Oprah. Ele confessou à famosa apresentadora que já leu todos os tratados de Oncologia e descobriu algumas falhas e limitações na atual pesquisa sobre o cancro. O seu sonho é o de prosseguir os seus estudos em Harvard e encontrar uma cura definitiva para o cancro e a sida. Outra das suas ideias é a de criar um Centro Filantrópico para tratar gratuitamente os milhares de doentes da Índia. Nas horas livres, o jovem Akrit é um apaixonado pelo cricket.

Leia mais no olhar45

Nenhum comentário: