segunda-feira, 27 de julho de 2009

Equipamento óptico permitirá velocidades de Internet até 10 gigabits por segundo

O equipamento de fibra óptica hoje apresentado pela PT Inovação, Instituto das Telecomunicações e Universidade de Aveiro poderá ser lançado no mercado dentro de um ano, levando a casa dos consumidores Internet com velocidades ultra-rápidas, até 10 gigabits por segundo.

“Com as tecnologias de fibra óptica, conseguimos trabalhar em centenas de gigabits por segundo (Gbps). O objetivo do projeto é a massificação da banda ultra larga, acima dos dois gigabits por segundo até casa dos utilizadores”, disse o investigador auxiliar no Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, Paulo André.

O projeto “ONT 10 Gb”, terminal de fibra óptica que converte o sinal de fibra em sinal digital em casa dos consumidores, foi desenvolvido ao longo de dois anos, podendo chegar ao mercado em 2011 e assim que barreiras ao nível dos equipamentos, dos servidores e do preço dos terminais forem sendo ultrapassadas, como salientou o presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava.

Protótipo

A apresentação do protótipo, um projeto 100 % português, decorreu nas instalações do IT em Aveiro, onde foi possível assistir a demonstrações de redes de acesso em fibra óptica GPON com uma velocidade de largura de banda de 700 megabits por segundo.

“A banalização de 3D (três dimensões) vai ser uma das razões para aumentar a velocidade”, exemplificou o responsável da PT.

“Potenciar a experiência da PT” Zeinal Bava afirmou que um dos objetivo da operadora é “garantir que haja um ‘cluster’ tecnológico que potencie a experiência da PT e dos fabricantes portugueses no mundo”.

“O nosso objetivo é transformar Portugal numa referência. Nós somos pioneiros não só no trabalho laboratorial, mas também estamos a testar os nossos produtos e serviços. Este acervo de informação é um valor acrescentado muito importante”, salientou.

Televisão de alta definição e 3D Segundo a PT, o “ONT 10 Gb” antecipa as necessidades de largura de banda decorrentes da chegada ao mercado no curto prazo da Televisão Super HD (alta definição) e 3D e das plataformas de tele-presença.

A PT Inovação desenvolveu também um equipamento terminal que permite fazer uma oferta sobre a fibra óptica até um Gbps, que “constitui uma forte aposta para dar resposta à irreversível transformação das redes de comunicações, em que o novo meio passa a ser fibra óptica em substituição do cobre e do coaxial”.

Preço de equipamentos por determinar

“Um Gbps pode estar disponível já. Mas ainda há barreiras físicas, como o preço dos equipamentos terminais e a capacidade de up-grade de banda pelos servidores”, lembrou.

Questionado sobre a meta da PT de ligar um milhão de casas até ao final deste ano, Zeinal Bava resumiu: “É realizável”.

Leia mais aqui

Nenhum comentário: