sexta-feira, 26 de junho de 2009

Universidades desenvolvem bactericida com nanotecnologia

Produto é mais eficaz que os existentes no mercado


Cientistas da UFSCar e Unesp criaram um bactericida com qualidade superior aos existentes no mercado. Testes realizados em filtros de água demonstraram que o tempo de atuação do produto é de 12 horas, oito a mais que o normal.

A nova substância, que tem forma de pó, foi desenvolvida a partir da nanotecnologia (técnica que cria materiais a partir de reorganização de átomos) e é útil na desinfecção de móveis, chão, paredes e objetos, podendo ser de grande auxílio para a prevenção de contaminações hospitalares que, de acordo com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo atinge de 5% a 15% dos pacientes.

A pesquisa durou três anos e meio. A substância, uma mistura de óxidos de titânio e prata já foi testado com resultados animadores.

“Quando a bactéria encosta na parede quem tem a substância ela toma um choque e morre”, explica o pesquisador Elson Longo.

A nova substância já foi patenteada e três empresas já mostraram interesse de investir na produção da nova fórmula. Indústrias de purificadores de água também estão dispostos a agregar o bactericida em seus produtos.

“Pode haver o crescimento de colônias de bactérias na superfície e a fabricação de peças de plástico com essa substância injetada não deixa que elas se proliferem. É uma vantagem a mais para os nossos consumidores”, afirma o gerente de pesquisa e desenvolvimento Ronis Paixão.

A nova substancia também está sendo testada em aparelhos de ar condicionado .
Leia mais aqui

Nenhum comentário: