quinta-feira, 25 de junho de 2009

IBM está desenvolvendo baterias recarregáveis 10 vezes mais eficientes

Framingham - Projeto de nova geração de baterias, que deve se estender pelos próximos anos, implementa supercomputação e nanotecnologia.

A IBM anunciou na terça-feira (23/06) que está desenvolvendo uma nova geração de baterias recarregáveis capaz de armazenar 10 vezes mais energia que as melhores baterias de íon de lítio do mercado atual.

De acordo com a IBM, as novas baterias poderão ser usadas em automóveis e em grids (rede de PCs voltados a uma única finalidade) inteligentes de energia.

A empresa planeja discutir seu trabalho durante a conferência Almaden Institute 2009, que ocorre em agosto nos Estados Unidos.

“Tecnologias de armazenamento de energia escalável e de alta densidade estão surgindo como as responsáveis pelas mudanças nesta nova era de fontes de energia renováveis e grids mais inteligentes”, afirmou a vice-presidente do grupo Big Green Innovations, da IBM, Sharon Nunes.

No projeto da nova bateria, que deve durar alguns anos, a IBM também implementará nanotecnologia, além de ciência de materiais e supercomputação.

O analista da consultoria The Gabriel Consulting Group, Dan Old, aponta que “baterias mais eficientes são a chave para o avanço em energia solar ou eletricidade obtida pelo vento e ondas marítimas”.

Em abril, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology anunciaram o desenvolvimento de baterias para carros híbridos e celulares que combinam vírus geneticamente modificados e nanotecnologia.

Em testes, as baterias poderiam ser carregadas e descarregadas por 100 vezes sem perder sua capacidade original.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: