segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estado já se prepara para receber jogos do mundial de 2014

Estado já se prepara para receber jogos do mundial de 2014. Governo toma primeiras providências para construir a Cidade da Copa em São Lourenço



Um presentão para um estado que sempre soube acolher a Seleção Brasileira de Futebol.

Eduardo Campos assinou projeto de lei que prevê isenções de tributos para a construção da Cidade da Copa. Foto: Aluisio Moreira/SEI
Ontem, direto das Bahamas, Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou oficialmente a escolha das 12 cidades sedes para a Copa de 2014 e, como já era esperado, lá estava Pernambuco presente na tão aguardada lista. A confirmação só fez estreitar ainda mais a relação dos pernambucanos com a Canarinha. Uma história de amor que teve seu primeiro encontro em 1950, quando o estado também abrigou jogos do Mundial.

E para tornar este reencontro inesquecível, as mangas já foram arregaçadas e o trabalho começa agora. Ontem, no Palácio do Campo das Princesas, o governador Eduardo Campos acompanhou o anúncio e já deu o primeiro passo para tirar do papel o sonho da Cidade da Copa. Depois da entrevista coletiva, assinou um projeto de lei que prevê isenção tributária em alguns impostos e taxas.

Com um largo sorriso, Eduardo Campos parabenizou o empenho conjunto das esferas federal, estadual e municipal. Teceu comentários também sobre osbenefícios que o evento trará para o estado e as cidades do Recife e São Lourenço da Mata, além de querer continuar cumprindo os prazos estabelecidos pela Fifa até a competição. Os principais trechos da coletiva segue abaixo.

A conquista da vaga

Tudo foi fruto de um empenho conjunto. Parabenizo a todos os envolvidos no projeto. Os técnicos que trabalharam duro para que todos os prazos fossem obedecidos. Os documentos foram entregues nas datas previstas. Este projeto é estruturante amplamente. A partir de agora começa o tempo de realização. Vamos continuar com esse empenho. Já queremos está com tudo pronto um ano antes. Em 2013, poderemos ser sede da Copa das Confederações. Temos uma história com o futebol brasileiro. Tem a presença da nossa torcida, que lota os estádio e sempre aparece nas primeiras colocações em pesquisas de maior público.

Economia e futebol

As pessoas não veem para ver só futebol. Quem chegar aqui vai querer conhecer a cidade, as praias, os pontos turísticos da cidade. Temos um rede hoteleira satisfatória. Essa proximidade com países africanos, a conquista de voos direto para os Estados Unidos, tudo isso vai trazer benefícios para o estado como um todo. Hoje (ontem) a gente está festejando, mas os ganhos vão se prolongar. Não sabemos precisar com números, mas certamente teremos incremento na área da construção civil e empregos na rede hoteleira.

Segurança

Este foi um ponto batido na conversa com Ricardo Teixeira, presidente da CBF , e membros da Fifa. Tudo porque o que chega lá for a é muito maior. Eles gostaram do que nos mostramos. Aliás, o projeto de Pernambuco foi o mais elogiado. Isso porque não estará dependendo unicamente do estado e sim da parceria público privada. Nós, o estado, estamos entrando com o terreno de 270 hectares. Quando à violência, os números estão em queda. O aparelhamento e investimento em pessoal tem modificado o panorama.

A força do Nordeste

A integração foi grande. Acho que é muito positivo. O Nordeste saiu campeão neste momento porque saímos com quatro sedes. Na medida em que a gente percebe que as subsedes estão tão próximas, que um vai ganhar com a vinda da torcida que vai para aquela cidade. Ou seja, quem estiver aqui vai dar um pulo em Fortaleza. Vai poder ir em Natal, e quem estiver por lá vem para cá também. É tudo tão perto. Voo de uma hora apenas. Ou seja, é um jogo em que todos vão ganhar. O Nordeste trabalhou unido para isso. Desde 2007 que partimos no sentido de buscar voos que nos ligassem aos EUA, e não fizemos isso só, como era no passado. Fomos juntos, governo de Pernambuco, da Bahia, do Ceará, todos juntos fomos buscar e trouxemos. Se tivesse ido cada um por si, poderíamos não ter conseguido. Nós fomos unidos e agora ganhamos unidos também as quatro sedes, o que será extraordinário para o turismo e o desenvolvimento econômico do Nordeste como um todo. Eu e o Jaques Wagner, governador da Bahia, trabalhamos para Natal ser escolhida. Além de ter apresentado um belo projeto, tem excelente rede hoteleira.

Os próximos passos

Temos muito trabalho pela frente. Não é fácil. Temos muitos prazos e vamos cumprir todos eles. Já comecei agora mandando um projeto de lei que é a exigência número um da Fifa, que é um tratamento tributário em que você isenta completamente de tributos tudo referente à Copa das Confederações e à Copa de 2014. Já segue para a Assembleia para que a gente possa ter a participação do poder legislativo, que já tem sido tão importante para este momento em Pernambuco. Na sequência, esta semana, vou reformular um grupo de trabalho que criei em 2007, que foi responsável por toda a apresentação desses documentos, de tudo que a Fifa exigiu, o que é muita coisa. Vou estar reformulando para dar mais apoio técnico e esse pessoal. Agora tem trabalho e muito trabalho para cumprir todos os prazos. Que a gente possa ser um modelo de gestão na relação com os municípios, com a CBF, com a Fifa e com o governo do presidente Lula. Até o dia 31 de agosto, o processo licitatório de construção da arena já estará nas ruas. Daí teremos 60 dias para saber o vencedor. Em janeiro do próximo ano, já queremos iniciar as obras. No próximo dia 8, teremos uma reunião no Rio de Janeiro para detalhar a modelagem econômica e estrutural do projeto.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: