terça-feira, 26 de maio de 2009

Um ano perdido para João da Costa

Nas conversas que venho tendo com políticos experientes das mais diversas legendas, um ponto tem sido constante: o desgaste do atual prefeito do Recife, João da Costa (PT), nesses primeiros 5 meses de gestão. O petista conseguiu a proeza de ter a pior avaliação de um prefeito recifense desde que essas medições começaram a ser realizadas (apenas 30% de indicações positivas, segundo o Datafolha). A pergunta é: dá para se recuperar?

João da Costa iniciou a gestão com, pelo menos, quatro erros estratégicos:

  1. Nos primeiros dias, comprou briga com o funcionalismo municipal ao cancelar um benefício histórico (antecipação do 13º salário). Teve que recuar;
  2. Decidiu pôr em prática um polêmico decreto de ordenação da orla. A reação foi grande. Teve que recuar;
  3. Paralisou as obras do Parque Dona Lindu, deixando a impressão de que existe problema financeiro na prefeitura;
  4. Tardou em dar resposta ao problema do lixo na cidade - que tem se acumulado nas ruas desde o início da sua gestão.

Se os primeiros três erros tiveram repercussão restrita a determinados segmentos sociais e regiões da cidade, o último generalizou-se e deu início a um sentimento de que João da Costa seria um mal gestor.

Pra piorar, a defesa da prefeitura é de que o caos na coleta do lixo seria culpa da empresa terceirizada, a Qualix (de propriedade do presidente do Boca Junior, da Argentina), que recebe R$ 5 milhões/mês para recolher 75% do lixo recifense. Ora, a população está pouco se lixando se a prefeitura tem problemas com seus contratados. O que importa é o serviço feito, e bem feito.

Ontem, num primeiro sinal de reação, JC foi pessoalmente comandar mutirão de recolhimento do lixo. Disse que recolheu 240 toneladas de dejetos e que continuará recolhendo até acabar com a enorme quantidade de sujeira acumulada nas ruas. Para essa operação, estaria utilizando o recurso da multa imposta à Qualix (R$ 1 milhão).

Todavia o contrato com Qualix vai até 7 de julho. Mais 3 meses entre a nova licitação e a homologação. Ou seja, 2009 será o ano em que o lixo encobriu o Recife.

Não obstante a ofensiva televisiva iniciada pela prefeitura, vai ser muito difícil para João da Costa sair bem na fita. Uma coisa é quando o governo está realizando boas ações e não consegue mostrar isso à população - como aconteceu com a primeira gestão de João Paulo (PT). Uma boa comunicação pode resolver.

Outra coisa é quando o gestor cria para si uma agenda negativa. Aí o osso é bem mais duro de roer.

Leia mais aqui

Nenhum comentário: