quinta-feira, 28 de maio de 2009

Consumo de anabolizantes deixa Pernambuco em alerta

O uso indiscriminado de esteroides anabolizantes por jovens e crianças levou o 1º vice-presidente do Poder Legislativo, deputado Izaías Régis (PTB), a solicitar ao governador Eduardo Campos (PSB) que regulamente a Lei nº 13.269, promulgada em 3 de julho de 2007, de autoria do petebista. “É necessário informar a sociedade sobre os riscos dessas substâncias. Podem causar problemas vasculares e renais, além de levar à morte”, sentenciou.

Uma das disposições da legislação trata da obrigatoriedade de academias de ginástica, clubes esportivos, farmácias e lojas de suplementos alimentares exibirem placas advertindo sobre o uso irregular das substâncias. O decreto governamental indicará o órgão responsável pela fiscalização e os valores das multas que serão aplicadas aos infratores.

“A série de reportagens Bombardeio ao corpo, publicada pelo Jornal do Commercio, recentemente, mostrou como a situação é grave no Estado. Jovens estão consumindo substâncias de uso exclusivo em animais, a exemplo do cavalo. O contrabando é outro problema. Pernambuco é o primeiro Estado a criar uma lei específica para tratar o assunto, mas o Governo precisa definir a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apvisa) como responsável pela fiscalização”, ponderou Régis.

Atualmente, a entidade monitora a venda desses produtos em academias de ginástica e farmácias, no entanto, nos últimos dez anos, segundo o deputado, não há um registro formal sequer de casos desse tipo.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: